Pirarucu de 92 kg é capturado em afluente do Rio São Francisco em Malhada (BA)
Pescadores do município de Malhada (BA), capturaram nesta segunda-feira (25), um pirarucu de aproximadamente 92 kg e 2,15 metros, conforme estimado pelos próprios pescadores. O peixe, típico da região amazônica, é considerado espécie invasora fora do seu habitat natural.
O exemplar foi pescado no Lago do Mucambo, um afluente do Rio São Francisco, na divisa com o estado de Minas Gerais. Segundo o pescador Juarez Antunes da Silva, que conseguiu pegar o animal com o auxílio de uma rede e com a ajuda de outros quatro colegas, esta foi a primeira vez que ele capturou um peixe deste tamanho.
Esse já é o segundo exemplar da mesma espécie capturado na mesma região. Em abril, um grupo de sete pescadores do município, capturou um exemplar de 80 kg e 2,2 metros de comprimento no rio São Francisco.

Ainda não há informações confirmadas sobre como o animal natural da Bacia Amazônica chegou até o local. O pirarucu (Arapaima gigas) é um dos maiores peixes de água doce do planeta, podendo ultraar três metros de comprimento e pesar até 200 quilos.
Uma vez introduzido no ambiente aquático, reverter essa situação é quase impossível, segundo pesquisadores. Atualmente, a principal medida de contenção dessas espécies é a liberação da pesca esportiva e artesanal profissional durante todo o ano, mesmo assim, é uma medida insuficiente para conter essas invasões biológicas.