PMA prende 8 infratores por caça e pesca ilegal em Leopoldina (MG)

Uma operação da Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMA), realizada na manhã desta quinta-feira (22), em uma área rural próxima ao rio pomba, no município de Leopoldina (MG), resultou na prisão em flagrante de oito homens e na desarticulação de um acampamento montado para a prática de caça ilegal e pesca predatória. A ação, que começou por volta das 9h, foi desencadeada após denúncias anônimas detalharem o uso de armas de fogo e cães nas atividades criminosas.

Segundo informações da corporação, ao chegarem ao local indicado, os policiais se depararam com um acampamento estruturado. Inicialmente, cinco homens, com idades de 39, 29, 26, e dois de 52 anos, foram abordados. Próximo a eles, estavam estacionados quatro carros e um reboque tipo carretinha.

Durante a operação, um sexto homem, de 66 anos, chegou ao local em uma motocicleta. Segundo os militares, ele itiu fazer parte do grupo e revelou ser o organizador do acampamento, juntamente com seu filho, de 24 anos. Pouco depois, um outro veículo com dois ocupantes, o filho do organizador, de 24 anos, e outro homem de 29 anos – foi interceptado.

Ambos, que são médicos veterinários, tentaram inicialmente justificar sua presença alegando estar na região para prestar serviços profissionais. No entanto, a polícia descobriu que os pais dos dois estavam entre os já detidos no acampamento. Apesar das tentativas de negar o envolvimento, a PMMA identificou evidências contra os três últimos abordados (o senhor de 66 anos e os dois veterinários).

Operação apreende armas, munições e carne de caça em barracas e mata
Durante a operação policial foram encontrados diversos itens ilícitos e equipamentos variados. Entre os objetos apreendidos estão um revólver calibre .22 com uma munição intacta na barraca de um homem de 66 anos, uma espingarda do mesmo calibre e várias munições escondidas no matagal, além de uma espingarda de pressão também oculta na vegetação.

Entre os itens encontrados, destacam-se:

  • 01 revólver calibre .22 com munição intacta;

  • 01 espingarda .22 e diversas munições;

  • 01 espingarda de pressão;

  • 11 munições de calibres variados;

  • 32 redes de pesca, uma tarrafa e um jequi;

  • Duas aratacas (armas de captura);

  • 01 armadilha para tatu;

  • Lanternas, facões e vestimentas camufladas;

  • Caixas térmicas com mantimentos e bebidas.

As investigações se estenderam até a residência do caseiro da propriedade, onde foram encontrados um tatu abatido e congelado, aproximadamente 4 kg de peixes (traíra, cascudo e piau) e carne bovina (costela).

Devido à ausência de sinal de telefonia e rádio na área remota, os veículos apreendidos foram conduzidos pelos próprios proprietários até o quartel da Polícia Militar em Leopoldina e posteriormente removidos por serviço de guincho. Os detidos receberam atendimento médico na Casa de Caridade Leopoldinense, e a PM informou que o caso seguirá para as devidas providências legais.

Compartilhe

error: