SEMA prende dois infratores por pesca ilegal e transporte de pescado irregular em Santo Antônio do Leverger (MT)
Dois homens foram presos na noite desta terça-feira (13) na comunidade do Poço, região do Barranco Alto, em Santo Antônio do Leverger (MT), por prática de pesca ilegal e transporte irregular de pescado.
A prisão foi realizada após uma tentativa de fuga dos suspeitos, que foram abordados por uma barreira montada por policiais militares da equipe em conjunto com agentes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), na rodovia MT-040.
Durante a fiscalização, os agentes encontraram 90 exemplares de peixes, sendo 5 piraputangas (espécie cuja pesca é proibida por estar ameaçada de extinção); 81 pacupevas (fora da medida permitida por lei) e 4 pacus (fora da medida permitida por lei), extraídos do Rio Cuiabá.
Segundo informações da PM , os homens estavam pescando desrespeitando a legislação vigente cota zero, capturando espécies fora da medida permitida e em risco de extinção. Cada um dos detidos foram autuados e receberam uma multa no valor de R$ 7.900 para cada infrator, totalizando R$ 15.800 em autuações.
O caso foi encaminhado às autoridades competentes no Sisc Verdão , e os suspeitos devem responder por crime ambiental conforme previsto na Lei de Crimes Ambientais. Todo op pescado foi destinado a instituições filantrópicas.